sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Noite

"Não posso viver sem ela" Dizia ele no seu coração. Tantas voltas, tantos tropeços. "Tem que estar comigo, tem que ser minha. Eu a amo."
O coração clama por algo sem saber o que realmente deseja. É como estar perdido no meio de uma selva densa e escura. Não se sabe bem o caminho, apenas caminha para o que mais se parece com a luz. Os pés cansados, a alma abatida. O sentimento funciona de uma forma irracional, egocêntrico, como um instinto primitivo pela sobrevivência.

Ele olha no espelho e vê as olheiras das noites em claro, insistindo por um momento de atenção. Ela observa o celular tocar pela décima vez, não atende. Na vigésima chamada resolve atender:

- Alô.
- Vem aqui, por favor...
- Não.
- Eu te amo.
- Eu também.
- Então?
- Por isso não vou, porque o amo. Espero que entenda o que é amor.

Por mais que a razão, pela experiência, aponte o caminho certo, o peito insiste em correr a direção contrária. Há momentos que de fato, precisamos fechar os olhos e se jogar, superar o medo, relevar a razão, e seguir em frente. Mas como somos seres pensantes, não podemos simplesmente deixar para lá nossa massa encefálica, mente, consciência. Se é possível compreender, por que ignorar? Ele teima na ligação:

- Se nossos corações pulsam juntos, pra que evitar?
- Porque o remédio não é agradável. Mesmo assim é preciso para que haja cura.
- Não estou doente.
- Será? Já se olhou no espelho?
- ..........
- Olha, também estou mal com a sua ausência. Mas entendo os motivos, e posso suportá-los porque o amo. Se não o amasse já teria desistido de nos dois.
- Preciso dormir... Mas meu peito chora sem a tua presença.
- O meu também.

E esse desejo é uma faca de dois gumes. É um grande aliado no relacionamento, e pode ser avassalador se não for controlado. Ser dominado pelo querer não é muito bom. É preferível decidir por si mesmo o que fazer e não deixar que seus instintos o façam. Amar a si mesmo é bom de vez em quando. E o amor sempre escolhe o melhor. Ela se despede:

- Vou desligar. Tenho que acordar cedo, espero que durma bem.
- Idem. Ainda sinto uma dor, porém, acredito que esteja bem assim. Me importa antes que esteja bem, no mais eu supero. Ainda não entendi direito, todavia percebi que desejo não é amor.
- Que bom! Vivendo e aprendendo. Não vejo a hora de te encontrar!

Vivendo e aprendendo. Nunca se tem uma resposta definitiva. É só uma etapa superada.

Thiago Carvalho - 03/12/2010

22 comentários:

  1. A embriaguez do desejo faz o mundo desaparecer, não permite o desvio do olhar...
    Gostei muito o seu texto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa que real e muito lindoo ...
    Não sei o porque, mas isso mostra que nós de alguma forma precisamos de alguém ao nosso lado.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto realmente condiz com o título do seu blog não é nobilissimo amigo? gostei de todas as palavras do telefone, realçou o amor divino que existe entre duas pessoas. Quem sabe um dia não haverá ligações mais, haverá apenas, toque.

    Abraços

    Dan

    ResponderExcluir
  4. Oi Thiago,
    Seu texto foi profundo, como diz o Daniel acima: logo condiz com o titulo de seu Blog. Expressão da Alma... gosto desde nome, tem muito a dizer.
    Vivendo e aprendendo, de fato.
    Fiquei a refletir... sempre fico. Mas este texto me fez pensar bastante. Muito.

    Adorei te ler!
    Imenso beijo
    ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo o seu texto Thiago, você arredonda muito bem as palavras! Que seu domingo seja cheio de luz, obrigada pela a sua visita!

    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  6. Thiago, é tão bom passar aqui e te ler.

    A gente tem sempre a sensação de que já viveu cada palavra...incrivel.

    Um grande abraço e um domingo bem bacana!

    ResponderExcluir
  7. " Eu te amo é liberdade, eu fujo do que amo mais, eu choro pelo que mais amo, eu amo a ambíguidade da palavra amor. Porque umas vezes eu não posso passar sem ele, e outras eu preciso me afastar dele. Toca mil vezes, centenas de mensagens, hoje eu te quero, amanhã me entenda eu não posso sonhar com você, mas depois de tudo, eu não sei viver sem você..."

    Assim vivemos seres, na felicidade e na infelicidade, só assim podemos saber descernir o bom e o mau, o ter, o não ter, o precisar, o amar... O amar.

    Mas, amar é uma felicidade, que nenhuma letra ambígua, consegue definir. Amar é doar a voz do coração sentido, e em qualquer lugar do mundo, vires correndo para morrer feliz á beira de quem te faz feliz, mesmo que seja na lembrança!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Muitas pessoas precisariam ler isto...belíssimo!

    beijos!

    Bia

    ResponderExcluir
  9. Olá Thiago!
    Vivendo e aprendendo. Relacionamentos em geral não são simples, mas uma coisa é certa, encontrar alguém para amar é necessário.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Mário Quintana sempre dizia deixar livres as coisas que amava... Seu texto nos leva a pensar nisso, o amor não deve ser uma escravidão, a paixão escraviza e faz adoecer, o amor deve levar à serenidade, senão é outro sentimento, e é extremamente fácil confundi-lo com a obcessão!
    Boa semana!
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Thiago!

    Um texto excelente, bem humano e real. Para ler e refletir. Bem esclarecedor.


    Carinhoso beijo e excelente semana amigo.

    ResponderExcluir
  12. ''ahh o amor,essa coisa que nos embriaga..''

    Oi Thiago, obrigada pela visita em meu blog, que bom que gostou do texto.Que bom que se sentiu bem lá, pois eu tbm me senti aqui, ja estou te seguindo.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Lindas palavras. Jogadas ao papel com maestria.

    ResponderExcluir
  14. ola Thiago
    vim retribuir tua visita...
    texto belissimo. adorei.
    identifiquei em alguns trechos.

    andréya.

    ResponderExcluir
  15. Nem sempre as coisas são tão simples como parecem ser. E o amor não foge a regra. Vai ver que é esse o motivo que algumas pessoas tem medo de amar: o sofrimento inevitável.

    Thiago, volte sempre ao meu blog. Será bem-vindo. Ah, a moça da livraria, hoje é minha esposa.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. De fato esse texto é belíssimo, destaca de maneira profunda o quão temos devemos demonstrar os nossos sentimentos.

    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  17. Oiii estou passando aqui de novo²
    Para ti avisar que estou compartilhando com vocÊ um selinho que eu ganhei.
    Essa é a minha forma de carinho.
    Bjuu

    ResponderExcluir
  18. Oi Thiago!!!
    Na minha vida emocional, o equilibrio sempre foi a melhor soluçao...e ha 17 anos tem dado certo!!
    Voce parece ser um cara muito sensivel,parabens!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Muito atual e verdadeiro, parabéns pela expressão de Amor aqui abordada !

    ResponderExcluir